Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

Relatorio de execução "Meu Projeto'.

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO
Esse presente relatório tem como finalidade descreve a execução do projeto “resgatando a cultura indígena”.
Eu realizei meu projeto na escola Fontinelli de Castro, a mesma esta situada na AV Doutor Manuel Marinho Montes B: Ferreira da Silva. Ao chegar e me apresentar a gestora da escola falei sobre o meu projeto a mesma ficou empolgado com a minha iniciativa de resgatar esses valores nessa geração do século XXL. Em seguido fui apresenta a outra parte da equipe que me deram as boas vindas. A escola na qual falo tem uma característica peculiar, de apoiar todos que o procuram contribuindo da melhor forma para que os mesmos realizam seus objetivos e comigo não foi diferente.  Fui apresentado aos alunos pelo a professora titular. O meu projeto tem como objetivo conscientizar os alunos a importância do resgate da cultura indígena e quanto à mesma é importante para nos. Tive inicio as 14:00 hrs com a presença de vinte e cinco alunos e a professora regente da sala, me apresentei, explicando  aos mesmo o por que de estar ali e qual o meu objetivo, tive uma resposta positivo da parte dos alunos que foi a participação dos mesmo no decorrer  da aula.
Em outras oportunidades já fiz apresentação de projeto mais cada qual com o seu objetivo, finalidade e resultado surpreendente mais esse foi alem das minhas expectativas. Após ter explicado aos alunos a importância indígena para a nossa cultura como: “o resultado do contato com o branco, desde o início da colonização, sempre foi prejudicial ao índio e à cultura indígena em geral, pois funciona como elemento destribalizador, provocando perda das terras e dos valores culturais. Com o tempo, perdeu-se a imensa diversidade cultural que as tribos representavam sem que chegassem a ser estudadas. Por outro lado, adaptados ao seu meio ambiente, não possuía defesas contra as doenças da civilização, muitos sucumbiram pelas gripes, sarampo, sífilis e outras doenças”. Comentei sobre o que acreditam, seus materiais de defesa como e com que e “fabricado”, sua moradia, como se enfeitam para algum ritual mais me prendi, mostrando aos alunos alguns objetos de decoração como colares feitos de sementes, brincos feitos de pena e a cerimônia do casamento indígena.
A cada demonstração de um objeto os alunos de maravilhavam, pois nunca tinham visto algo semelhante. –Eu nunca tinha parado para pensar sobre a vida dos índios e muitos menos sobre sua cultura.  Contei para os mesmo a experiência que tive quando adolescente de tecer minha própria “cama” de um capim chamado taboa alguns quiseram deitar sobre a pequena esteira que levei para apresentação. Usei o retroprojetor, nootebuk, alguns colares confeccionados de sementes, brincos de penas, um cocar de pena, uma esteira feita de um capim chamado taboa, um texto, lousa e  giz.
O tempo disponível para realizar o meu projeto foi insuficiente, pois os alunos não tiveram tempo para confeccionar alguma peça como havia previsto mais gratificante, pois os alunos manusearam e participaram com veemência, foi gratificante. Diante do trabalho apresentado os alunos entenderam que tudo que nossa cultura tem e que somos devemos em partes aos indígenas. Devemos valorizar suas culturas, crenças e tradições, respeitando os mesmos como são.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário