Powered By Blogger

domingo, 23 de outubro de 2011

Cultura indigena

MEMORIA E HISTORIA: UM RESGATE DA CULTURA INDIGENA

Diante da importância de resgatar as nossas origens ressaltando o elemento indígena como primordial, na construção cultural e identidaria do povo brasileiro, e que procurei trabalhar a historia do contato numa reflexão a cerca da cultura indigena numa novo estrutura montada, a estrutura colonial, possibilitando assim que os aspectos da identidade cultural desses grupos percebidos e analisados fora de uma historiografia  oficial etnocêntrica. Os índios foram vistos como seres totalmente passivos a ação historica do branco europeu quando na verdade sabemos que através do contato com o “outro” os povos  indígenas foram capaz de criar ações que transformaram a realidade. No contato com o colonizador os Tupi do litoral do Acre produziram novos modos de adaptação e essa nova estrutura montada,  dado um  novo significado aos seus modos de ser e fazer culturais, entendidos nesse trabalho como formas e estratégias de sobrevivência nessa nova sociedade. Partindo desta idéia acreditando que a cultura indígena não se perdeu ou se fundiu simplesmente, entretanto assumiu novas formas e funções no contexto da colonização.

2 comentários:

  1. Olá, Cleuzenir!
    A cultura indigena é muito rica os índios do Brasil não formam um só povo. São muitos povos diferentes de nós e entre si. Possuem hábitos, costumes e línguas próprias e, por isso, é errado pensar que todos os índios vivem da mesma maneira.
    Muito legal seu projeto.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo projeto Cleuzenir,
    Quando falamos de cultura indígena, estamos nos referindo aos nossos costumes também, até porque temos ou praticamos muito a cultura indígena,não deixa de ser bem próxima da nossa.

    Dulceida.

    ResponderExcluir